Subscribe:

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Os emprestados

                   

Os emprestados. Muitas vezes é a solução encontrada para dar tempo de jogo a jovens jogadores de forma a evoluírem e outras de colocar jogadores que não interessam ao clube mas que estão sob contrato. Vou dar a minha opinião dos vários jogadores emprestados e o que acho dos seus empréstimos. Peço já desculpa se me esqueci de algum jogador.
Comecemos pela baliza: Vítor Golas é o único guarda-redes emprestado. O jovem guardião foi emprestado e a meu ver bem ao Penafiel, um clube que lhe dá condições de ser titular e ter minuto de jogo. Será o substituto de Tiago no plantel 2012/2013, asim como o futuro titular da baliza leonina, quando Rui Patrício sair.
Na defesa temos dois defesas-esquerdos (Atila Turan (Beira-Mar) e Grimi (Genk)), dois defesas-direitos (Cédric Soares (Académica) e João Gonçalves (Olhanense)) e quatro defesas-centrais (Torsiglieri (Metalist), Nuno Reis (Cercle Brugge), Pedro Mendes (Real Madrid B) e Mexer (Olhanense)) emprestados. Atila Turan e Grimi são situações distintas. Se o primeiro ruma ao clube aveirense depois de ter perdido espaço de manobra com a chegada de Insúa e é visto como uma aposta de futuro, ao passo que Grimi era um excedente do plantel e que foi colocado de forma que o Sporting poupe alguma coisa nos seus salários, a venda teria sido o ideal. Do lado direito temos um jogador que merecia fazer parte do plantel principal do Sporting esta temporada, refiro-me a João Gonçalves para mim melhor do que Pereirinha. Temos também emrestado e numa perspectiva de evoluir aquele que considero que será o dono do lado direito da defesa, a médio prazo, do nosso clube, aliás, acho que em termos de futuro a posição de defesa-direito é a que está melhor preenchida com Cédric e Arias. No centro da defesa também temos jogadores muito interessantes e com condições de serem titulares no Sporting a médio prazo, refiro-me obviamente e sobretudo a Nuno Reis, que deverá fazer parte do plantel na próxima época. Em relação a Mexer nunca deveria ter vindo para o Sporting, Torsiglieri tem de evoluir e adaptar-se melhor ao futebol europeu se quiser regressar ao Sporting e Pedro Mendes também é uma aposta de futuro mas que precisa de jogar mais.
No que respeita ao meio campo temos os emprestados: Renato Neto (Cercle Brugge), William Carvalho (Fátima), Adrien Silva (Académica), Diogo Rosado (Feirense), Zezinho (Atlético CP), Valdés (Parma) e Diogo Salomão (Dep. Corunha). Renato Neto é para mim, a médio prazo, o patrão do meio-campo do Sporting, um jogador que na próxima época terá obrigatoriamente de fazer parte do plantel. William Carvalho é um jovem jogador e que precisa de mais empréstimos para continuar a evoluir. Adrien Silva e Diogo Rosado demoram a afirmar-se por onde passam, estagnado com isso a sua evolução. Zezinho está no seu primeiro ano de sénior e foi emprestado ao Atlético de forma a conseguir evoluir e ganhar minutos de jogo, um jogador a manter debaixo de olho. Valdés era mais um jogador considerado a mais por Domingos e o seu empréstimo serviu para trazer Bojinov, com este empréstimo o Sporting poupa nos salários e tenta valorizar um activo que não faz sentido que volte ao Sporting, devido à sua idade. Por último, Diogo Salomão, uma pérola por lapidar, não compreendo como Yannick Djaló quase ficava no plantel e este miúdo é emprestado, mais um jogador que vai ter de fazer parte do plantel da próxima época.
Em relação aos avançados temos Wilson Eduardo (Olhanense), Sinama-Pongolle (St. Etiénne) e Amido Baldé (Cercle Brugge). Wilson Eduardo dispensa apresentações e é um dos bons jovens valores que o Sporting tem e que deverá fazer parte do plantel na próxima época. Sinama-Pongolle foi um grande erro de casting por parte da dupla JEB-Costinha (diga-se de passagem que também não teve muitas oportunidades para mostrar o que valia), foi emprestado com a esperança de se valorizar. Amido Baldé é um jovem avançado e que tem no Cercle Brugge a oportunidade de explodir, contudo, acho que terá de ter mais empréstimos pois ainda não atingiu o nível desejado.
Concluindo, existem 6 jogadores que a meu ver terão de fazer parte do plantel 2012/2013, são eles: Vítor Golas, João Gonçalves, Nuno Reis, Renato Neto, Diogo Salomão e Wilson Eduardo. Jogadores como Cédric Soares, Atila Turan, Pedro Mendes, Torsiglieri, Adrien Silva e Zezinho ficarão dependentes da época que protagonizarem e do que conseguirem evoluir.

Sem comentários:

Enviar um comentário